“Cómo los músicos contemporáneos gallegos expresan su identidad cultural basándose en sus raíces culturales” é um trabalho de investigação sobre questões relacionadas com a identidade cultural e a peculiaridades políticas da Galiza. Está escrito por Katarzyna Szczęchuła para a Facultade de Linguas Modernas do Instituto de Estudios Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsovia (Polonia) e está publicado por aCentral Folque para o seu site commons.folque.com.

Trata de mostrar a importância da música tradicional na sociedade galega e ademais a função que esta desempenha na actualidade. O objectivo deste trabalho é apresentar o modo no que alguns dos artistas galegos contemporâneos expressam a sua identidade cultural através da sua obra musical. Por que e de que modo se baseiam na música tradicional galega e ademais, como o tradicional e o actual convivem nas suas obras.

O material no que se apoia este trabalho de pesquisa constituem-no os estudos da etno-musicologia que ajudarão responder à pergunta sobre o papel que desempenha a música na cultura; as funções da música na sociedade; o panorama da música tradicional galega, como se desenvolvia ao longo dos séculos e os elementos que a compõem.

Contem uma análise da situação da atualidade no que diz respeito a este tipo de música na Galiza através das entrevistas com sete artistas galegos contemporâneos, recolhidas integramente no artigo. Segundo a análise pode-se deduzir que, ainda que a música tradicional hoje em dia tem outra função que no passado, desempenha um papel muito importante na sociedade galega. É um elemento que une à gente e expressa a sua identidade cultural. Os artistas assinalam a sua pertença à cultura galega. Para a maioria deles a música tradicional galega é um ponto de partida no que diz respeito à sua criação musical. Entrevistas a Ugia Pedreira, Guadi Galego, Mercedes Peón, David Bellas, Óscar Fernández, Carlos Quintá ou Pedro Pascual coma criadoras e criadores de uma linguagem musical contemporânea desde a cultura tradicional herdada.

Katarzyna Szczęchuła é uma estudante de Filologia Espanhola na Faculdade dos Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsovia. Interessada pela língua e a cultura galega, especialmente a música tradicional e a sua função na actualidade.

DOWNLOAD:

Cómo los músicos contemporáneos gallegos...
Cómo los músicos contemporáneos gallegos...
Autor: Katarzyna Szczechula

Categoria: artigos
Data: 19 de Dezembro de 2014
0.3 MiB
823 Descargas
Mais detalhes...