Opúsculos das Artes é uma revista de achegas, de graça e em suporte digital. Disponibilizaremos documentos sobre as diferentes disciplinas da Arte Galega que até hoje estavam desaparecidos, ignorados ou invisíveis entre os inúmeros objetos das bibliotecas, arquivos e museus. Opúsculos das Artes nasce da vontade de aCentral folque e do blogue Ilha de Orjais de fazer divulgação desses documentos, considerando que devem ser de fácil acesso para investigadores e para o público em geral. Publicaremos um mínimo de dois números por ano, com contidos que tenham a ver com as diferentes disciplinas artísticas como a música, literatura, fotografia, pintura, etc.

Em definitiva, Opúsculos das Artes é também uma revista cooperativa, que deve nutrir-se do trabalho solidário dos investigadores, tendo como princípio básico a retroalimentação e colaborando na construção duma comunidade científica galega documentada e solidária.

O primeiro volume de Opúsculos das Artes está dedicado à figura do artista plástico e músico Isidoro Brocos (1841-1914), autor duma das obras mais formosas da escultura de costumes galega: O Velho da Sanfona. Da leitura dos textos em torno a esta pequena peça de barro, demos com um rico caudal de documentos sobre a música tradicional da Galiza, entre os que sobranceian os magníficos planos duma sanfona de 1909.

A vida dos Brocos, Isidoro e Modesto, daria para vários monográficos, e quem sabe se voltaremos a eles em futuros números dos Opúsculos das Artes, mas este primeiro dedicado à Sanfona de Isidoro Brocos entendemos que é um belo exemplo do que queremos seja a nossa revista.

Free download:

A Sanfona de Brocos
A Sanfona de Brocos
Autor: José Luis do Pico

Categoria: Opúsculos das Artes
Data: 10 de Janeiro de 2012
4.1 MiB
3896 Descargas
Mais detalhes...

 

A Sanfona de Brocos
A Sanfona de Brocos
Autor: José Luis do Pico

Categoria: Opúsculos das Artes
Data: 10 de Janeiro de 2012
4.1 MiB
3896 Descargas
Mais detalhes...
EMPA #02
EMPA #02
Autor: Escola de Música d'aCentral Folque

Categoria: Musica
Data: 25 de Outubro de 2018
26.3 MiB
210 Descargas
Mais detalhes...